12-1: o futebol português está em crise?
Esta era a pergunta feita ontem à noite aos telespectadores num canal de referência da TV nacional. Na altura em que anunciavam os resultados da votação popular o FCPorto qualificava-se para os quartos-de-final da Liga dos campeões. Mais uma vez estamos entre os 8 melhores clubes do mundo. O Braga joga hoje os oitavos-de-final em Paris. Na final antecipada da Liga dos Campeões estavam 4 portugueses. Não sei qual foi o resultado do inquérito popular. Mas, felizmente, a crise do Sporting e do SLB já não são sinónimo de crise do futebol português.
Enquanto os portugueses não acertarem nas perguntas vão continuar à espera que as soluções caiam do céu.

Eu penso que a crise pode ser de todo o futbol europeu: duvido que algum dos clubes espanhois seja capaz de tombar o manchestre united. Bom, no passado, Barcelona, Real, mesmo outros batiam o M. United facilmente porque o dinero estava todo do lado de Espanha. Mas esse “poderoso caballero Don Dinero” mudou-se para Inglaterra e os clubes deles ficaram mais fortes que toda a concorrencia. Apenas voltaremos a vence-los quando voltarmos a ser os melhores pagadores do mundo: Espana, Italia etc. Pergunto-me contudo para que queremos isso? Em Espanha, os grandes clubes foram alimentados por negociatas escuras, casos de politicos e alcaides corruptos (basta de caso Rocca e Atletico etc!). Em Italia sucede o mesmo: o nosso sucesso espelha a nossa sociedade corrupta. Julgo que em Portugal o desporto revela maior etica mas aposto que deve haver alguns corruptos igualmente… Mas sim, apoio o Braga que nem jogadores profissionais tem e que concorre directamente com os melhores clubes internacionais.
PS: Gostei de ver o Mourinho perder! Penso que vai ser despedido pelo Inter… O AC ficou mais forte e para o ano nem a copa de Italia o Inter vai ganhar.
Comment by Lardozo — March 12, 2009 @ 3:00 pm
Viva o Braga que vai deixar sem bragas os franceses do PSG
!
Comment by Lardozo — March 12, 2009 @ 3:03 pm
Mais ética no futebol português, Lordozo? Deves andar a Leste, pá! Pmenta Machado, Major Valentão, F. Felgueiras, Pinto da Costa, Sousa Cintra e o mais corrupto deles todos. Vale e Azevedo! O futebol nacional deve ser o negócio mais “porquisujo” que se faz para aí, pá! E no tempo do Salazar até os resultados eram combinados: o Benfica açambarcava os melhores jogadores e tinha que ganhar, nem que o árbitro tivesse que marcar 2 penáltis roubados nos ùltimos dois minutos do jogo. Uma vigarice pegada.
E o Braga, com o Presidente da Cãmara que tem, não ponho as mãos no fogo, pá…
Sou portista essa de torcer contra o Mourinho, pá não faço. Gostava de o ver à testa da selecção nacional, em vez do casmurro do Scolari e deste pobre diabo que lá está agora…
Comment by João Campos — March 12, 2009 @ 4:10 pm
Há algumas coisas que me enchem de raiva. Algumas delas relacionam-se quem o centralismo deste país. Veja-se a capa do Correio da Manhã de hoje (ou do Record): a vitória do Manchester consegue ter mais destaque que a do FCP. Mas isto é que dá gozo.
Comment by Artur Rodrigues — March 12, 2009 @ 4:11 pm
“a vitória do Manchester consegue ter mais destaque que a do FCP”
Artur,
Vitoria, melhor seria dizer empate! Ganaram com dois empates, justamente, merecidamente, mas com dois empates…
Comment by Lardozo — March 12, 2009 @ 4:33 pm
Não tenho dúvidas em relação à existência de corrupção no futebol português, ou no futebol em geral. Parece aliás ser a prioridade da nossa justiça, embora os resultados não sejam melhores do que os alcançados noutros sectores da sociedade. No entanto, o alarido em torno da corrupção no futebol soa-me semrpe a manobra a diversão - ao lado dos casos que têm vindo a público o que se passa no futebol é uma insignificância. E ao menos apresentam resultados.
Comment by Falex — March 12, 2009 @ 5:01 pm
Artur,
é Lisboa e o resto - mas o ‘melhor’ do resto também vai para Lisboa. Isto não dá para mais.
Mas tu lês o Correio da Manhã? E eu a pensar que na Destreza só havia classe A, ou como é que se classifica o público dos media. Desculpa o pedantismo, mas se lesses só o FT e o The Economist fazias melhor e fazia-te melhor.
Comment by Falex — March 12, 2009 @ 5:07 pm
O futebol português é o espelho da sociedade portuguesa, viver acima das possibilidades, 40% dos clubes têm salários em atraso, e 80% dos clubes têm dívidas ao fisco e à segurança social. Neste desporto parasitam e convivem os poderes políticos e outros, a corrupção e o desporto andam de mãos dadas.
Lardozo, criticar dessa forma o Mourinho?? Compreendo se for adepto do Man. United, de outra forma é a revelação de uma característica bem portuguesa, criticar aqueles que são bons, aqueles que atingem resultados e metas. Estava a trabalhar em Londres quando o Mourinho treinava o Chelsea, era o melhor, “the special one” e não só para os adeptos do Chelsea. Em Itália é o “il speciali”. Podemos discutir a personalidade, agora o profissionalismo e as qualidades técnicas!!!!!!!! Felizmente temos Mourinho, C. Ronaldo, Ricardo Reis, António Damásio e muitos outros para elevar a auto estima deste país. Na velha Europa e nos EUA, os melhores, os que se destacam são ídolos, em Portugal são vistos com desprezo ou alvo de invejas. Em Espanha, Amancio Ortega é um impulsionador da nova Espanha, em Portugal Belmiro de Azevedo é capitalista sem escrúpulos.
Boa sorte Braga.
Comment by zideco — March 12, 2009 @ 6:07 pm
Que falta de sangue frio zideco. dizer bem do mourinho, do ronaldo, do damásio ou do ricardo reis toda a gente diz. aliás é porque os outros dizem que atá cá na nossa trra são reconhecidos. O eng. Belmiro penso que continua a ser tido como o mais importante empresário português, pelo menos nos meios que eu frequento.
Comment by Falex — March 12, 2009 @ 6:41 pm
Falex
Claro que não leio o CM, mas estava curioso por ver as capas dos jornais de hoje, que são mais previsíveis do que as vitórias do FCP.
Comment by Artur Rodrigues — March 12, 2009 @ 11:13 pm
O Fernando…a cuspir para o ar, não?
Espreite esta prosa: http://adufe.net/2009/03/o-futebol-europeu-visto-de-inglaterra-na-sequencia-da-previsivel-catastrofe-leonina/
Comment by RuiMCB — March 13, 2009 @ 12:17 am
Fernando,
Neste momento é fácil bater no ceguinho, para contrastar com o que é “normal” o Mourinho perdeu. Quando ganhou a champions pelo FCP, os campeonatos pelo Chelsea (grande parte dos adeptos não sabiam o que isso era), era o maior. De bestial a besta é um passo. O Scolari na selecção Portuguesa deu-nos aquilo que até então desconhecíamos (excepto em 66), o respeito que as outras selecções têm por nós. Após despedimento pelo Chelsea, levantaram-se logo os visionários: “ele nunca me enganou, scolari era muito fraquinho, teve sorte na selecção Portuguesa, já que na selecção Brasileira exige-se a copa”.
Esses visionários e outros, são os mesmos que anteviam a crise mundial, o cataclismo das instituições financeiras, as práticas menos claras, os problemas do capitalismo. Como se diz no norte “depois do baptizado não faltam padrinhos”.
Comment by zideco — March 13, 2009 @ 11:21 am
Zideco, mas alguém deste blogue criticou ou “deitou para baixo” o Mourinho?
Comment by LA-C — March 13, 2009 @ 11:41 am
“PS: Gostei de ver o Mourinho perder! Penso que vai ser despedido pelo Inter… O AC ficou mais forte e para o ano nem a copa de Italia o Inter vai ganhar”
Comment by zideco — March 13, 2009 @ 1:11 pm
OK, se considerares que um comentador é alguém deste blogue. Apesar de tudo, dado que o Lardozo é uma comentador tão assíduo, concordo contigo, já faz parte do blogue.
PS Da forma como escreveste, pensei que te estavas a referir ao Fernando.
Comment by LA-C — March 13, 2009 @ 1:57 pm
Eu confesso que sou, desde o início, um admirador do Mourinho. Apesar dos tiques que tinha nas conferênias de imprensa nos tempos do SLB. Gosto da ambição, no sentido nobre da palavra, do Mourinho. E discordo do Luís, foi ele, depois de uma série longa de erros de casting do Grande Pinto da Costa, que trouxe de novo a glória ao FCP. Claro que o FCP está preparado para permitir que jogadores e treinadores cumpram as suas mais altas ambições. E isso distingue o Porto de todos os outros clubes portugueses. Já viram que até parece que foi o Miguel Veloso o culpado do último desastre do Sporting? no Porto nunca ninguém, a não ser o Pinto da Costa, ocupa o lugar, para o bem e para o mal, da instituição FCP.
Comment by Falex — March 13, 2009 @ 2:36 pm
Zideco,
Referia-me apenas ao tom arrogante de Mourinho e nunca ao seu talento como treinador. A ambição, no sentido nobre da palavra, deve ser louvada, mas a vaidade e a arrogancia extremas devem ser punidas, certo? Foi apenas isso que me levou a “gostar de ver o Inter perder.
Comment by Lardozo — March 13, 2009 @ 4:15 pm
Lardozo,
confesso que não gostei daquela última entrevista em Itália. o homem às vezes passa o risco. mas se fosse arrogante não teria nunca o respeito dos jogadores.
Comment by Falex — March 13, 2009 @ 5:41 pm
Sim, tendo em conta a questão preço-qualidade, esta é mísera. Paga-se muito para ver tão mau futebol.
Comment by Zé — March 13, 2009 @ 7:23 pm
Acho muito engraçado falar-se em corrupção no futebol e nem por uma vez ser referido o nome do pinto da costa…Mas isso são pormenores.
Comment by alguem — March 17, 2009 @ 4:20 am
Alguem anda distraído - em Portugal parece que corrupção é sinónimo de Pinto da Costa. Até a mais temida procuradora foi afectada aos casos dos envelopes, fruta, etc.
Comment by Falex — March 17, 2009 @ 10:17 am